quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

A Opinião

Vivo inserido num ambiente onde é habitual as pessoas "interferirem" na vida umas das outras. A busca por informação é constante, mais que não seja apenas para estar a par de tudo...

A inveja é algo que me custa enfrentar sobretudo por não conseguir entender como é possível as pessoas sentirem inveja de uma pessoa como eu. É certo que eu sou vítima da exposição a que me submeto e uma pessoa aparentemente transparente e sem nada a esconder acaba por ser um alvo fácil de comentários. Talvez aqui resida o grande cerne nas coisas...

Actualmente muito se comenta sobre o que faço ou o que eu eventualmente penso, tentam interferir com a minha vida, julgam que sabem quem eu sou... Tenho a minha exposição é certo, mas isso não quer dizer que eu seja sempre aquela figura. Por isso, grande parte das pessoas fala do que não sabe.

Fartei-me de ter pessoas a opinar sobre a minha vida e a tentarem influenciar-me. Aprendi (ou treinei essa faceta) a resguardar-me ao máximo para ser senhor das minhas convicções, sem me deixar influenciar por terceiros que, sem terem vidas próprias, tentam influenciar as vidas de terceiros. Depois disto, é triste ver pessoas tentarem influenciar outras que me são próximas por não conseguírem influenciar-me a mim.

Lidando com terceiros, não deixo de exprimir a minha opinião, tentando ao máximo ver as coisas do lado da outra pessoa e não do meu - embora muitas vezes isso não seja possível... Temos de ter cuidado com a pessoa com quem estamos a falar, pois ela pode dar demasiada atenção a um comentário nosso, que muitas vezes acaba por surgir fora de contexto ou sem a força da argumentação.

Ainda assim, não suportando as pessoas que interferem constantemente na vida dos outros e sempre a opinar e a tentar influenciar, faz-me confusão o facto de submeter-me constantemente à dúvida de qual será a opinião das pessoas sobre determinada coisa por mim feita. Este é um síndrome da minha baixa auto-estima que só não é visível para quem não quer...

Queres ferir-me? Critica aquilo que eu faço e que é elogiado por quase todos. Ser elogiado e reconhecido deixa-me completamente motivado e contente, mas basta vir uma voz que por mais palavras insignificantes possa lançar cá para fora, consegue derrubar-me. Pior ainda quando essa voz é a de alguém que eu gosto de ouvir....

Um bom dia a todos...

12 comentários:

Ritinha disse...

Fiquei deveras preocupada com este post!!! E está algo confuso e de díficil compreensão... Muita informação em pouco texto... muitas ideias diferentes e muito atabalhoadas!
Espero que com a nossa conversa de ontem, tenhas comprendido a minha “opinião” o meu ponto de vista, relativamente à inveja, a cobiça e mais pecados desse género e da forma como as pessoas “catalogam” as outras nos nossos pequenos universos!
Digo desde (e acho que já o tinha dito) que embora te tire o chapéu por alguns feitos teus, não te invejo... Dedicar o nosso tempo em função do bem estar de pessoas que por vezes nem sequer conheçemos é de louvar! E não invejar, pois, nem toda a gente tem a boa vontade de partilhar com quem não nos dá pevas em troca!
A minha opinião continua a ser a mesma, mesmo já tendo reflectido qualquer coisa! A opinião que outros têm acerca de nós, por norma é pouco fumentada e tal como disses é construída por vezes com comentários que se encontram “fora de contexto ou sem a força da argumentação” onde somos apanhados no estado mais puro, que até se pode tornar maldoso e destruídor para nós próprios aos olhos dos outros e de nós mesmos, quando julgamos essas avaliações de terceiros e lhes damos demasiada importância.
Até porque quando temos que ser chamados a atenção, criticados ou reprendidos por alguma atitude por seres que gostam de nós, esses mesmos seres vão ter sempre em conta a forma como falam, as palavras que usam, para que não estejam a humilhar e a rebaixar, até porque não é correcto tratar mal as pessoas de quem gostamos, podemos ser justos e severos mas nunca maus!
E se te invejam... ignora! Preocupa-te apenas em ser justo a avaliar os outros mesmo que eles não façam o mesmo contigo!
Beijinho bom!

Ps. Eu sei que isto dava um blog! Sorry!

Hugo Malcato disse...

Considere-se desculpada ;)

Hugo Malcato disse...

Sei que quem mais comenta, às vezes é quem merece menor atenção...

Escrevi sobre isto desta vez já que é algo que me deixa a pensar há vários anos. Hoje em dia já não me incomoda tanto como noutras alturas. Mas tb não vou mentir e dizer que já não apoquenta. E tu sabes que me faz impressão...

Este blog apareceu para eu mandar as coisas cá para fora. Para controlar os meus impulsos e os meus instintos, para não reagir de forma agressiva e animal. Sem um certo equilíbrio, as pessoas acabam por puxar a debates e discussões, coisas que não têm nada a ver com nada - Tudo porque havia algo preso dentro delas.

Para evitar isso, despejo aqui no blog e sinto o alívio por sentir que mesmo que ainda exista uma réstia desse tema em mim, já desanuviei sobre o assunto... Sem me preocupar se alguém leu o que escrevi ou se as pessoas concordam com a minha opinião ;)

Saiu de mim e pronto :P

Ritinha disse...

Desculpa lá que te diga...
Dá-me a perfeita sensação que tu hoje estas a falar russo!!!
Já li isto duas vezes e a bocados que não consigo juntar!!!!

Mas se eu percebi... manda tudo para fora que isso só te faz mal a alma!!!

E já diria uma mente sábia...tipo a minha... "Falem bem ou mal, o que interessa é que vão falando porque assim nunca vou cair no esquecimento"!
beijos

Hugo Malcato disse...

"Dá-me a perfeita sensação que tu hoje estas a falar russo!!!
Já li isto duas vezes e a bocados que não consigo juntar!!!!"

Não sei se isso é culpa de quem escreve ou de quem está a ler lolol

Either way, é provável que esteja um ganda anhanço dado que as horas de sono andam a queimar os neurónios lolol

"Odiado por uns, Adorado por outros ... NUNCA indiferente" ehehe

Bjokas

Ritinha disse...

Tens razão...Tou eu aqui cheia de moral! Peço desculpa de ter o meu "pistonzinho" colado!!! Mas a culpa não é só minha!!!

Ps. Tenho um GALO na testa!!!!!

Hugo Malcato disse...

...INOCENTE!

Ritinha disse...

HAHA... só tu para me fazeres rir!

Hugo Malcato disse...

É o que eu digo! "Devo ter cara de palhaço" mt se riem as pessoas por minha causa eheh

Kiss

Anónimo disse...

..."Fonz"...epah desculpa lá, não te conheço, eu sei!!! Mas vou ter que usar o teu espaço pra falar com a Rita porque ela deixar comentar gente que ainda n aderiu a isto...é mentira!
Ritinha mon amour!!! :D Acabei de ler o teu blog e TOU FELIZ POR TIIIIII! Tão lindinhaaaaa :) eheheh Mas depois falamos...não quero que "outros" (dono do blog) saibam do que estou a falar... :P (é que deve ser mesmo ele que não sabe!!!)
Beijinho bom pra ti também e... também tenho algumas news... umas menos boas...outras com "um pensamento bom", como vocês dizem ;)

Anónimo disse...

Ah! Obrigada "fonz" e desculpa mais uma vez invadir isto!

Hugo Malcato disse...

Sempre às ordens! Isto n deixa de ser um espaço de debate LOL