sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

O efeito da música


Toda a gente sabe o quanto eu adoro música. Tal como muitos outros, os meus primeiros gostos musicais surgiram por influência do meu irmão que dada a nossa diferença de idades sempre exerceu o seu domínio psicológico sobre mim - juntamente com o domínio sobre a aparelhagem lá de casa - e assim acabei por ficar condicionado às suas escolhas. Ouvindo muitas das coisas que oiço hoje em dia fico a pensar que perdi muito tempo a ouvir outras trampas.

Quem tem a oportunidade de passar algum tempo comigo - seja uma tarde, uma viagem ou mesmo uma semana de férias - fica algo surpreendido com a diversidade dos meus gostos musicais. Afinal de contas, sou um Metaleiro que anda de sapatos de vela e toca numa tuna. Mistura explosiva right?

São muitos aqueles que variam os seus gostos, consoante as ocasiões. Às vezes necessitamos de ouvir coisas calmas, outras ouvimos algo mais agitado e por aí fora. Por exemplo, eu não conseguía estudar sem ter um discman ou um leitor de mp3 comigo. Caricato é também o facto de ter havido uma altura em que eu conseguía adormecer a ouvir as músicas do Boss do último nível (como diz um grande amigo meu referindo-se ao Power Metal melódico).

Encontro uma música com uma letra que associo facilmente a uma pessoa ou a uma situação. Quando encontro alguém desanimado ou que precisa de uma palavra amiga, às vezes em vez de dar essa palavra, acabo por sugerir uma determinada música para que ela possa reflectir. Uma boa música tem esse impacto sobre nós. Deixa-nos a pensar e faz-nos recordar...

Tal como muitos bons filmes, também a nossa vida podia ter a sua própria banda sonora. Para a minha um CD não seria suficiente pois são tantos as situações diferenciadas...

A música é fundamental para mim. Ela motiva-me e deprime-me, desperta-me e relaxa-me, etc... Faz parte da minha vida e eu não sei levar o meu dia-a-dia sem ela.

Até amanhã!

PS: A emissão da radio hoje esteve irrepreensível. Até parecia que era eu que estava a pôr a escolher as músicas que estavam a passar.

4 comentários:

Ritinha disse...

~hahaha
Tu tens uma cota qualquer com o João chaves... que aquilo ontem estava imparável!!!

Sabes que a associação de uma forma ou de um som a determinada pessoa é apenas uma característica estética, pois o teu inconsciente consegue projectar nessa pessoa/situação, uma forma onde o som e outras formas se encaixam... a isso se chama compatibilidades estéticas!

beijinho bom

Hugo Malcato disse...

És tão culta :D

Anónimo disse...

isso é pq n trabalhas ao pé de mim senao fartavas-te do jorge palma e do jon bon jovi em non stop...
psnunca: se esperavas um comentario tao deslumbrante como o da Sra Dna Ritinha enganas-te que eu nao digo nada de jeito :D

Pedro Sá disse...

Tens que aprender é umas canções da EUROVISÃO :P