terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Ser Paciente

Hoje decidi pegar numa frase que utilizei num comentário de hoje:

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)

Ao dizer isto, Newton referia-se ao talento de saber esperar pelo momento certo para que as coisas acontecessem. Certamente ele tinha noção que qualquer passo em falso ou precipitação poderia comprometer todo o esforço e dedicação de uma jornada.

Isto fez-me pensar se eu era uma pessoa paciente ou não. Afinal de contas, sou o primeiro a admitir que fervo em pouca água perante situações que não consigo compreender. Sou um pouco intolerante é certo, custa-me processar algumas informações o que faz com que

pareça que sou impaciente. Mas julgo que me esforço para as compreender e se isso nos torna melhor, não me considero teimoso ao ponto de não querer corrigir os comportamentos.

Será que existe uma linha ténue entre a tolerância e a paciência? Às vezes penso que sim... Penso que as pessoas avaliam atitudes minhas como falta de paciência da minha parte, quando na verdade eu acho que muitas dessas reacções resultam de falta de compreensão - leia-se pouca flexibilidade à primeira. Situações que são novidade para mim ou não fazem parte do meu quotidiano surgem como bombas com que eu não consigo lidar. Logo não quer dizer que não as tolere. Mas aos poucos, tento aprender a lidar com essas novas realidades. E isso requer paciência mas não só da minha pessoa...

Bem sei que me precipito ao reagir mal à primeira, mas depois chega o momento em que devo ser paciente e aprendo a reagir da melhor forma. E se é para melhor, talvez valha a pena esperar...

Mesmo a calhar: Uma palavra especial para o meu pai por mais um aniversário, hoje dia 15 de Janeiro. Penso que sou assim como me descrevo, graças aos teus genes. Muitos Parabéns Cota Malcato Teimoso!!

Boa noite!

5 comentários:

Anónimo disse...

"Se é para melhor, talvez valha a pena esperar..."

Unknown disse...

"Antes fazer agora do que nunca..."

Hugo Malcato disse...

Bokas: há que saber esperar pelo momento certo para as coisas... De facto é melhor fazer agora do que nunca ter coragem para o fazer. Mas fazer por fazer, tb não adianta.

Haja paciência :)

Anónimo disse...

É um bom ponto de vista. Esperarmos pelas coisas boas.

Hugo Malcato disse...

Talvez um dia a gente se conheça então. Basta tu quereres...