domingo, 13 de janeiro de 2008

Enganos

Verdade seja dita: Todos tentamos enganar alguém, mais que não seja, nós próprios.

Não digo isto porque acho que todos somos uma cambada de falsos ou de hipócritas, simplesmente acredito que todos nós fazemos algo que não corresponde ao que acreditamos, seja de forma consciente ou inconsciente.

Mais dia ou menos dia, chegamos a um ponto em que não dizemos o que pensamos ou que não acreditamos em em algo que nos parece tão simples e óbvio, mas preferimos recusar. Estamos assim a tentar enganar os outros e a enganar-nos as nós, respectivamente consoante o caso.

Para conseguirmos enganar alguém, um aspecto é fundamental: devemos conseguir enganar-nos a nós. Se queremos alimentar uma mentira, devemos ter ao nosso alcance todos os argumentos que a possam tornar em algo mais real. Quando tal não acontece, sai-nos o tiro pela culatra e ficamos expostos e transparentes...

Vejam o meu exemplo: De que adianta eu dizer que estou bem, se continuo a tomar os medicamentos? Ora portanto, estou a mentir pois se estivesse bem, não os tomava. Tento enganar-me fingindo que nada se passa quando na verdade existe algo. Só poderei dizer que estou realmente bem quando finalmente largar a medicação (para lá caminho ;) ). E aí as pessoas acreditarão...

Enganar é praticamente uma arte. Eu diria mesmo uma arte generalizada já que todos o fazemos. Mas muitas vezes vivemos na ilusão de que os outros não conseguem aperceber-se do que se está a passar. No entanto, esta não deixa de ser uma forma de defesa ou protecção, não só de nós, bem como daqueles que nos rodeiam.

Mas valerá a pena tentarmos enganar-nos uns aos outros em vez de ganhar coragem e abrir o jogo? Sinceramente, não vejo necessidade de vivermos em mentiras, dúvidas e ilusões.

Confuso? Deve ser do avançar da hora....

Boa noite a todos!

8 comentários:

Anónimo disse...

Andas enganado?

Hugo Malcato disse...

Aquilo que depende de mim, está perfeitamente claro na minha cabeça.

Noutros aspectos, há alguns sinais que me fazem pensar numa coisa, quando se calhar são outra. Nunca se sabe...

Escarlate disse...

Lamento dizer-te mas tu es uma pessoa muito lúcida! Toma os medicamentos senão fico com medo de ti!! Ai o ice tea...

Amigo, o teu post está cheio de sabedoria e na verdade aplica-se em muito mais situações do que aquelas que as pessoas imaginam.
Estiveste muito bem!

Um abraço!

Anónimo disse...

Nao mentirias a ti mesmo se a tua felicidade dependesse disso ?

Se me disseres que nao o farias, entao .. estas a mentir a ti mesmo !

-P

Hugo Malcato disse...

Amigo, já o fiz como tu bem sabes ;)

Anónimo disse...

Já?

Hugo Malcato disse...

"Verdade seja dita: Todos tentamos enganar alguém, mais que não seja, nós próprios."

A resposta parece-me evidente.

Nuno Gil Franco disse...

Fala por ti :P