quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Covarde?

Mais uma frase que me deixou a pensar:

"Saber o que é certo e não o fazer é a pior covardia."
( Confúcio )

É verdade que não sou o melhor exemplo de coragem à face da terra. Já por diversas vezes admiti que cometi erros estupidos, muitas vezes por medos e receios sem qualquer razão de ser. Penso no entanto que na maioria dessas vezes eu não tinha noção do que devia fazer – o tal impacto da primeira reacção às coisas, já referido noutro texto...

Outras vezes, sei que não fiquei bem na fotografia, talvez por ser sincero e honesto, e ter a coragem e frontalidade para dizer às pessoas aquilo que elas não queriam ouvir. Há verdades que nos são difíceis de ouvir e acabamos por nos sentir atacados quando alguém ousa em dizê-las. Com este tipo de reacções, há pessoas que preferem ficar passivas e mesmo a reparar em pormenores que podem ser relevantes no futuro, optam por se remeter ao silêncio com medo da reacção da outra pessoa. Pois, sinceramente, eu não sou assim...

Talvez me preocupe demasiado com o futuro em vez de me preocupar com o presente. Assim, quando o vejo, comento e chamo à atenção. Sim, tenho essa coragem, e por mais indirecto e superficial que seja o meu discurso, a mensagem está sempre lá. Sem receios, nem mistérios e no fundo, com vontade de ajudar a melhorar.

Não existe uma hora errada para fazer a coisa certa e por isso covarde é aquele que se conforma aos erros de alguém que considere especial e não é capaz de os apontar.

Já do lado de quem ouve aquilo que custa ouvir, por mais orgulho que tenha nos seus actos, deve sempre analisar até que ponto é que esses actos não são mais do que rasgos de teimosia em vez de supostos sinais de convicção e carácter.

... E contra mim também falo!

Boa noite!

PS: Toca a bazar tarde da VVP...

2 comentários:

Escarlate disse...

Foge Hugo, foge daí antes que te apanhem e te raptem para te porem um implante no rabo para trabalhares ainda mais!!! (hehe)

Mais uma vez... Grande texto!!

Boa noite!

Ritinha disse...

Apoiada, a coragem nasce até mesmo naqueles que são muito cobardes

Homero

Acho que está tudo dito!!! :D