domingo, 6 de janeiro de 2008

E as vozes embarcam

“E as vozes embarcam
Num silêncio aflito
Quanto mais se apartam
Mais se ouve o seu grito”

José Afonso – Que amor não me engana


Muitas vezes pode parecer que estamos a milhas de um lugar e que a nossa cabeça não está a prestar qualquer atenção à situação.


A comunicação entre duas pessoas consegue ser um dos processos mais complexos da nossa existência. Uma conversa, um abraço ou um olhar, todos eles conseguem transmitir uma mensagem. Basta encontrar um receptor que o consiga descodificar.


O silêncio não deixa de ser um forma de comunicação. Julgo que as pessoas acabam por ficar caladas pois têm pavor daquilo que pode ser gerado pelas suas palavras. Outros então vivem constantemente com o medo de ser mal compreendidos. E uma vez que se fecham e se protegem a toda a hora, não permitem que os outros consigam compreender a sua forma de ser.


Quando esse silêncio não se desfaz, grande parte das vezes é sinal que está à espera de um pouco de apoio. Apoio esse que em grande parte depende da compreensão…que uns não ajudam a compreender enquanto que outros preferem não entender.


Somos mesmo capazes de manter um silêncio eternamente? Guardar para nós algo que nos atormenta e que nos preocupa mas que não queremos transmitir? Talvez… Mas mesmo esse silêncio transparece grande parte da mensagem.

5 comentários:

Anónimo disse...

Se for verdade, "Que amor não me engana com a sua brandura. Que d'antiga chama, mal vive a amargura!"

Hugo Malcato disse...

Ouvi esta música ontem na Operação Triunfo e inspirou-me...

Quando estás em silêncio, é essa a tua mensagem? Amargura?

Ritinha disse...

"Quando esse silêncio não se desfaz, grande parte das vezes é sinal que está à espera de um pouco de apoio."

Sabes que por vezes existem pessoas que em vez do silêncio... gritam em busca desse apoio! O silêncio sem ser silêncio, também é uma forma de "manifesto"!

:) Bjunfas

Anónimo disse...

Sim. Também.

Hugo Malcato disse...

Também? Então há algo mais Anónimo... E a que se deve essa tua amargura?

O meu silêncio deve-se à incapacidade de dizer algumas coisas. Não só de agora, mas desde sempre... O que faz com que seja dificil comunicar comigo em algumas ocasiões.

Ritinha: Sabes que me é extremamente complicado buscar apoio. Sinto que as pessoas já têm demasiados problemas e não têm que estar a levar com os meus. Sobretudo quando grande parte das vezes são paranóias minhas...