quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Ansiedade

Não sei dizer ao certo quando foi a primeira vez que tive um ataque de ansiedade, mas lembro-me que já na minha adolescência os tinha. Não gostava de fazer viagens, quando jogava andebol entrava ansioso nos jogos e acabava por cometer erros infantis, os meus dedos bloqueavam durante os concertos da minha banda, por aí fora...

A minha médica diz que sou uma pessoa com dificuldade de adaptação a ambientes novos e que penso em demasia nos problemas do dia-a-dia. Fico nervoso e ansioso por achar que não consigo enfrentar uma dada situação. Por isso é que ao longo do tempo fui desenvolvendo aquilo a que recentemente chamara o meu “Escudo”. Sinto-me frágil e debilitado em tantas situações que às vezes parece que tenho de colocar uma máscara para disfarçar o meu verdadeiro estado de espírito.

Com os ataques de ansiedade, a situação não é muito diferente. É uma sensação um pouco difícil de descrever, mas quem já passou por isso certamente sabe do que estou a falar. O coração começa a bater mais depressa, temos dificuldade em respirar, os músculos começam a fraquejar, os membros tremem a alta velocidade, passamos noites em branco, etc... É a altura ideal para colocar um belo sorriso amarelo, dizer que estou com aquela cara porque passei mal a noite ou qualquer outra desculpa que venha à cabeça.

Depois da minha operação em 2004, fiquei ainda mais sensível e preocupado. Um pequeno pormenor fazia com que eu entrasse logo em pânico e pensasse que algo de errado se estava a passar. Mas eu não queria preocupar as pessoas que me eram mais próximas e por isso nada lhes dizia. Isolava-me e guardava tudo para mim...

Ainda hoje é assim. Tenho os meus “ataques” frequentemente e lá vou lidando com eles. Muitas já foram as pessoas que me viram com um destes “ataques” mas poucas foram as que se aperceberam. Sim, porque eu me isolei...

Respirar fundo três vezes e levantar a cabeça.

Boa Noite!

2 comentários:

Escarlate disse...

É incrivel as parecenças q temos um c o outro.
Mas...

"Se não pode mudar seu destino, mude sua atitude!"
( Amy Tan )

Se não mudares de atitude, também não faz mal. Os teus amigos estarão sempre cá para te darem uma mãozinha. Eu pelo menos estarei! =)

Boa noite!

Anónimo disse...

Boa noite, Fonz.

Conheço perfeitamente essa sensação e não é muito agradável...
tanto pode ser uma sensação de ansiedade por sabermos que se aproxima um bom momento, como na situação inversa.
É uma situação desconfortável e bastante difícil de controlar.

Também posso dizer que já passei umas quantas noites em branco devido à ansiedade, a certos assuntos que ficam por resolver, em vésperas de viagens, etc...

No fundo acho que a ansiedade afecta-nos a todos... uns mais do que outros.

Tenta não te preocupar tanto com esses assuntos que te preocupam, talvez seja mais fácil de lidar com a ansiedade.

Beijocas