quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Perdão

"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes"

É verdade. Nem sei dizer o quanto eu me identifico com esta frase. Dez palavras que juntas conseguem despertar um sentimento de raiva em mim por saber que sou assim... A sensação de impotência é enorme, visto que sei, reconheço e admito que assim sou e que devia mudar.

Comigo parece que está tudo em segundo plano e que a minha mente não está minimamente centrada no que está mais próximo de mim. Tal como já disse, eu sou metódico, sou prático, sou ponderado, sou exigente... Exigente principalmente comigo e por isso estou disposto a melhorar. Reajo mal a críticas, como meio de defesa, pois custa-me ouvir (e acabar por sentir) que estou errado, ou que pelo menos não faço as coisas da melhor forma - uma vez que eu tento fazer mais e melhor a cada dia que passa, mas pelos vistos falhei...

A minha mania da perfeição e do equilíbrio, parece deixar-me cego e torna-me uma pessoa distante e fria. Pior ainda, torna-me injusto...

Talvez estas palavras sejam um sinal de remorso. Estou triste comigo mesmo, pois vejo que não correspondo ao que às vezes esperam de mim. Sinto-me triste por não ser capaz de dar a devida atenção a quem merece.. Por não ser capaz de compreender pequenos gestos que são importantes para outras pessoas... Por não conseguir valorizar o que é importante para os outros...

E o meu valor? Será que não o tenho? Um dia tive e de repente deixei de o ter? Não...Eu sei que ele está cá. Tenho os meus defeitos é verdade, mas se calhar é por causa deles que acabo por ser a boa pessoa que acho que sou. Aquela que sabe colocar um sorriso na cara de alguém e que te estende a mão que te ajuda a levantar. É no meu ombro que tu sabes que podes pousar a cabeça e sou eu quem fica acordado só para saber que tu dormes bem...

Sei que dou tudo de mim por quem me é importante. Mas também sei que há vezes em que me deixo perder na passividade e nada querer fazer, por achar que não consigo fazer nada... Ainda assim, tenho de ter noção que mesmo aquilo que eu - em toda a minha mania da perfeição e noção de "realismo" - acho que não é nada, pode significar muito para quem está comigo. Não preciso de agir apenas para ser perfeito, tenho de saber fazer o pouco que às vezes vale muito.

Mesmo sabendo que não sou um monstro, sei que na vida a teoria da compensação não existe. Qualidades não anulam os defeitos... Tenho fé e confiança nas minhas virtudes e nos meus pontos fortes. Também sei que com todos estes vêm os aspectos negativos do meu Ser.

A ti que me acompanhas e que gostas de mim, perdoa-me quando não consigo ver os pequenos pormenores que tanto significam para ti...

2 comentários:

Anónimo disse...

Pela minha parte estás perdoado!!! :)

Bjs

P.A.

Hugo Malcato disse...

Obrigado ;)

O pedido é geral... Destina-se a todos os que se identificam com os actos por mim descritos.