quinta-feira, 3 de abril de 2008

Problemas, Culpas & Soluções

Quando as coisas correm mal, acabamos por procurar a saída mais fácil. Geralmente, cortar todo o mal pela raiz ou fingir que não se trata de nada connosco. Da mesma forma que existem ilusões que nos fazem querer algo com muita força, podem existir ilusões que nos fazem acreditar que o melhor caminho a seguir é única e exclusivamente, desistir.

O que é que nos leva a pensar isto? Talvez um sentimento de impotência e medo que nos deixa incapazes de lutar por algo que até então não deu resultado. Se está assim, como é que pode melhorar? Bem, voltar à estaca zero ou simplesmente "matar" o assunto pode acabar por aliviar tudo. Mas será que resolver?

Num emprego, uma pessoa é transferida para outra área, por fraco desempenho. Será que foi incompetência, ou falta de orientação? Nestas situações, em vez de se agarrar numa só ponta da corda, talvez seja mais prudente ver os dois lados da moeda. De quem será a culpa? Muito provavelmente de todos. O que fazer? Castigar? Não...

Penso que o melhor será mostrar a disponibilidade para ajudar. Erros todos os temos, pois errar é humano. Devemos estar dispostos não a encontrar culpados, mas sim as suas soluções.

Certo é que muitas vezes não nos apercebemos que a melhor solução está na compreensão do problema. Sem entender qual é o problema, de nada adianta procurar uma resolução...

2 comentários:

Ritinha disse...

Meu amigo fonz....
As tuas palavras hoje, neste dia em especial e com este post...
Eram mesmo o que eu precisava de "ouvir"!!!!
Embora sejam aplicadas noutro sentido que não o exemplo que tu deste... Mas a pragmática do texto é que serve em muitas situações!!!
Tás sempre a pontuar!!!

Obrigado
BEijinhossssss

Escarlate disse...

Tu precisas é de um beijinho meu e uma mini e meia do meu Nuno!

Um abraço daqueles! =)

Beijinhos!