quarta-feira, 16 de abril de 2008

Outra visão

Será possível a capacidade de odiar ser maior do que a capacidade de amar? Acredito sinceramente que muitas pessoas estão carregadas de pensamentos negativos que as levam a sentir-se ameaçadas pelo mais pequeno pormenor que acontece à sua frente mas que acabam por interpretar como um ataque à sua pessoa.

Claramente, isto é um sinal de fraqueza que demonstra a incapacidade de uma pessoa de enfrentar uma situação que acaba por considerar adversa. Todos tomamos juízos precipitados e estas pessoas que não sabem lidar com certos contratempos ou algo que não corre como elas querem, acabam por criar uma sensação de ódio em torno daquilo que não conseguem "controlar". Parece uma situação de "8 ou 80" em que "ou estás por mim ou estás contra mim" e logo à primeira impressão é-se visto como inimigo.

As mentes ficam enviesadas em relação a tudo o que as rodeia e impede de fazer um raciocínio equilibrado sobre os factos. De um momento para o outro, as outras pessoas passam a ser valorizadas por terem poucos defeitos que até se toleram em vez de ser valorizadas pelas muitas qualidades que têm. Pior do que isso, o ódio e o rancor cria um sentimento de negação que num ápice elimina quaisquer qualidade que possa ter sido detectada.

Mais cego do que o que não vê, é aquele que não quer ver...

2 comentários:

Patriarca disse...

Só para dizer que este texto está muitíssimo bem escrito, é um texto à Sr. Malcato. Abrç

Palavras em Dança disse...

o pior carcere não é o que apreisiona o corpo, mas o que asfixia a mente e algema o coração!
sem liberdade as mulheres sufocam seus prazeres,
sem sabedoria os homens tornam-se máquinas de trabalho..
E assim..discorre a busca da sabedoria e da liberdade.
ser LIVRE é não ser escravo das culpas do passado nem das preocupações do futuro,
È abraçar e entregar-se, sonhar e recomeçar tudo de novo
È desenvolver a arte de pensar e aprender
Mas.. acima de tudo, ser LIVRE é ter um caso com a sua própria existência e desvendar os seus mistérios*

BJOO*