quinta-feira, 10 de abril de 2008

Avareza

Tal como os pecados anteriores, Avareza associa-se aos excessos. Refere-se ao egoísmo e à ganância da busca desmesurada por determinado tipo de bens, para proveito próprio em detrimento de outras situações possivelmente benéficas para mais pessoas.

Um avarento além de se apegar a algo e não ser capaz de se soltar desse bem, e mesmo que não o precise, não se mostra disposto a liberta-lo para alguém que o necessite.

Vivemos rodeados por egoístas e gananciosos, que apenas conseguem olhar para si e para o seu próprio bem. O desejo natural de pretender algo é logo corrompido pela forma como as pessoas procuram alcançar o seu sucesso, muitas vezes à custa dos outros. Muita gente pensa que apenas eles têm direito a algo e que todos os outros têm para com ele alguma espécie de dívida.

Prioridade a mim que o resto supostamente pode esperar até que eu fique satisfeito...

Considero incompreensível este tipo de mentalidades. Ajudar e colaborar com os outros, fazer com que eles também alcancem o que pretendem é uma virtude. Partilhar? Dividir? Porque não? Basta ter a capacidade de racionalizar as coisas e usar apenas o que necessitamos em vez de aproveitarmos tudo ao máximo a nosso belo prazer. É preciso saber dar para saber receber e normalmente um avarento só quer receber e acha que nada se deve oferecer.

Vale a pena respeitar uma pessoa deste tipo? Consegue ser feliz, ou viverá apenas na sua ilusão? Usufruirá das verdadeiras virtudes e belezas da vida? Será ele exemplo para alguém? Penso que sim. Mais que não seja um exemplo a não seguir...

"A avareza torna odioso o homem; a liberalidade torna-o estimado."
( Boécio )

Sem comentários: