quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Só acontece aos outros

Nada acontece por acaso e cada episódio da nossa vida tem o seu papel no nosso desenvolvimento e na nossa aprendizagem. Existem situações com as quais convivemos por acontecerem nos ambientes à nossa volta. Acabamos por as viver pois somos colocados frente a frente com elas, apesar delas não serem connosco.

Por tudo isto, ficamos baralhados quando estas vivências acontecem nas nossas vidas. Lidamos com elas, damos opiniões, ajudamos os outros a ultrapassar os problemas, tudo parece fácil excepto connosco. Parece que estamos mentalizados que as coisas só acontecem às outras pessoas e portanto, na eventualidade de nos acontecerem, então algo de grave se passa.

A principal tendência das pessoas é entrar em pânico. Se por um lado, sabemos o impacto que tudo aquilo teve na vida de outras pessoas, por outro temos a noção que cada caso é um caso e por isso começamos a temer que o nosso caso seja pior que o dos outros e que o nosso não tenha solução. Pior ainda é termos presenciado um caso sem solução e ficamos logo condicionados a pensar que o nosso irá seguir o mesmo caminho.

Vivemos mentalizados que há coisas que só acontecem aos outros e por isso não estamos preparados para as enfrentar. No entanto, apenas quem passa pelas situações sabe mesmo aquilo que acontece e como é que uma pessoa se sente. Podemos ter presenciado tudo enquanto espectador e podemos colocar muitas interrogações ou comentar, mas só o "actor" é que sabe verdadeiramente tudo sobre a narração.

Sem comentários: