sexta-feira, 27 de junho de 2008

Marcar posição

Por mais dificil que possa parecer, tem de chegar um momento em que temos de ter coragem para dizer "Basta". Muitas vezes, aproveitam-se de nós apenas porque nós pactuamos com os comportamentos dos outros.

Da mesma forma que se costuma dizer "Atrás de um grande homem, há sempre uma grande mulher" - ou expressões similares - devemos saber rodear-nos das pessoas certas. Serão elas que conseguirão despertar o melhor que há em nós. Talentos, capacidades, sentimentos, etc.. são estimulados pelo ambiente em que estamos inseridos, e nele encontram-se as pessoas com quem partilhamos o nosso dia-a-dia.

Existem muitas formas de nos fazer mostrar o nosso melhor, desde a vontade de nos ouvir até à capacidade de observar os nossos passos. Quem sabe se o melhor de nós não está nos mais pequenos pormenores?

Por outro lado, todos precisamos de acompanhamento e orientação. Por mais decididos e convictos que sejamos, vale a pena conhecer o outro lado da nossa posição. Temos de aprender a conviver com o oposto, temos de saber ouvir um "Não" quando preferíamos um "Sim" e vice-versa. Temos de ser contrariados para sabermos marcar efectivamente uma posição, em vez de fazer as coisas "porque sim".

Acabamos por ter certos instintos que não sabemos controlar e não sabemos as consequências dos mesmos. Pensamos estar certos, quando não o estamos. E pior, as pessoas não dizem ou não têm capacidade para nos mostrar que estamos errados. Não conseguem marcar uma posição quando estamos errados e deixam-nos errar sucessivamente...

Pior ainda, quando se prefere estar com aqueles que nada dizem...

1 comentário:

Anónimo disse...

Algumas pessoas não gostam de ouvir as verdades e por isso escondem-se. è uma pena!!!!

Prbs pelo blogue :D