domingo, 8 de junho de 2008

Codigo Da Vinci

Foi neste dia em 2006 que tive a oportunidade de ver o filme baseado numa das obras mais controversas dos últimos tempos: O Código de Da Vinci. Trata-se de uma história retirada da mente genial de Dan Brown, por muitos condenada face à polémica lançada, sobretudo em torno da vida pessoal de Jesus Cristo e que eu recomendo vivamente a sua leitura ou visualização do filme.

Na verdade, a obra acabou por cativar-me graças às críticas lançadas em relação à Igreja Católica. Mesmo que considere exageradas as personagens e o nível de organização retratados na obra, acredito que muito daquilo pode ser mais do que ficção e representar um bom ponto de vista sobre os "podres" duma instituição como a do Vaticano.

Sem querer condenar a fé ou a crença, a religião enquanto organização é que acaba por degradar toda uma orientação ou espiritualidade. Reparemos na quantidade de conflitos, lobbies, escândalos, etc que presenciamos hoje em dia, todos eles proporcionados pelos dogmas e regimes instituídos pelas mais diversas religiões.

Pior do que persuadir a atenção das pessoas, assistimos à tentativa de manipulação de pensamentos. E tal como em muitas outras situações na vida, aqueles que mais falam e mais tentam influenciar os outros, acabam por ser aqueles que menos moral têm para dar e pouco ou nada servem de exemplo para uma comunidade.

Uma mensagem passa-se pelo todo e não apenas pelo que convém...

7 comentários:

Anónimo disse...

Quem te ouvir falar deve pensar q és íntegro. Repara bem no que dizes.

Hugo Malcato disse...

Nunca disse que o era, por isso, isto não passa de um ponto de vista em relação a um assunto que as pessoas muito se agarram, muitas vezes sem saber bem porquê...

Hugo Malcato disse...

Para que não hajam dúvidas:

São eliminados N comentários deste blog pois não admito comentários de "Anónimos" com ofensas a mim e/ou pessoas que me são próximas.

Tenho dito.

Peach disse...

vou entrar a matar lol

anonimo, tenho a certeza que é muito mais integro que tu... ele pelo menos comentava com um nick...

Fonz tocaste num assunto que simplesmente adoro.:)
li o livro e vi o filme... são iguais, sem tirar nem pôr.

Penso que o mérito de Dan Brown foi escrever um policial baseado em assuntos que há muito estudados,como por ex. as cruzadas, o graal sagrado, o Sião, evangelhos apócrifos... etc etc.
DB encontrou o fio condutor.

Estas teorias fazem-nos pensar...a serem verdadeiras deitam por terra a religião catolica.

O vaticano a certa altura, sentiu a nessidade, de juntar os evangelhos (são 4) , que teriam maior coerencia entre si,(e que melhor serviam os interesses da igreja católica) ignorando os restantes (evangelhos apócrifos - entre eles o de Judas, encontrado muito recentemente.)
Vale a pena ler, as investigações que se têm feito sobre eles.

Quase todos, falam da maria madalena, mostrando como ela era muito especial para Jesus, dando a entender que ela faria parte dos apostolos, sendo mesmo o braço direito de dele.Ela seria a sucessora dele.. a MÃE da igreja católica.

aiii já chega, teria muito ainda para escrever... mas este comentario já vai demasiado longo.Se fizeres um search no goole sobre esses evangelhos sei que ficarás fascinado.

beijos coisa linda!

Hugo Malcato disse...

Cara amiga ;)

De facto, abordas alguns aspectos relevantes. Conheces a minha posição em relação à religião. Toda ela pode tem muito pano para mangas...

DB tocou numa parte da ferida, muitos outros assuntos podem ser discutidos e estão já retratados em filmes como:
- Estigma
- Os Dias do Fim
- Padrinho III

Etc...

Mais uma vez, nada tenho contra a fé das pessoas. Apenas não consigo suportar certos podres que estão à vista de todos. E nunca mais saíamos daqui se falássemos de todos...

Hugo Malcato disse...

Nas belas palavras de um amigo meu:

" Estar numa igreja faz de ti um cristao, como estar numa garagem faz de ti um carro "

Peach disse...

eheehehehe essa é boa :)

beijos amigo :)))